Resenha - Fator Nerd: Contatos Imediatos do Primeiro Amor - Andy Robb

                                                     

Título: Fator Nerd: Contatos Imediatos do 1° Amor
Autor: Andy Robb
Gênero: Infanto Juvenil
Avaliação: Excelente (5 estrelas)
Editora: Editora Suma de Letras
Páginas: 304
Sinopse:

    "No universo dos RPG, Archie é um Mago Nível 5. No mundo real, seu Fator Nerd é 100%, e seus problemas um pouco mais complicados do que invocar mortos-vivos ou gerir demônios. Sem nenhum livro de regras para navegar pelos grandes desafios da vida - os pais em guerra, um padrasto imbecil, os valentões da escola - ele está à beira do colapso. Mas uma bela gótica balança suas certezas nerds. E apesar de nunca ter chegado perto de uma garota (a não ser que você considere as miniaturas de guerreiras élficas que ele pinta para seus jogos), Archie embarca em uma busca para ganhar seu coração."

Resenha:

     Sou suspeita para falar de livros infanto juvenis e do quanto acho que eles são essenciais. Todo mundo já passou pela fase da adolescência e o quanto é difícil encarar tanta turbulência, sensações e sentimentos, parece uma montanha russa sem fim.

"Audaciosamente indo aonde nenhum homem jamais esteve. Principalmente se o terreno inexplorado for a linda gótica transferida para a escola de Archie."

     Já devo deixar muito claro aqui, que amei muito o personagem principal, Archie, não só por ele ser nerd (eu também sou totalmente nerd!!), mas por representar bem a adolescência e todo o dilema. Ele é leal, carinhoso e está aprendendo a lidar com a separação dos pais de uma maneira até que muito madura para um adolescente de 14 anos. Comete erros, mas nem por isso faz dele um garoto mau, só um garoto nerd que gosta de RPG e se apaixonou pela garota,Sara.


    "Em outro mundo, sou um Mago Nível 5, capaz de invocar um exército de mortos-vivos para fazer o que mando. Neste aqui, sou um nerd com tanta chance de enfrentar esses imbecis quanto um peido de enfrentar um furacão."

       Os personagens secundários, são ótimos, a Sara, paixão platônica do Archie kkkk, não é só uma garota excêntrica, mas gentil e totalmente atenciosa (dá para entender o porquê da paixão dele por ela). Gosto do relacionamento que ele tem com seus amigos e chama atenção seu relacionamento com a mãe, ela é super intuitiva com o filho, mas falha ao não ver que ele sofre com a separação e com suas indecisões.
"E então me dou conta: em três horas, uma garota vai estar na minha casa.

MI: E ela é linda.
E ela é linda!

MI: E você gosta dela. 
E gosto dela!

MI: Puta merda."

       Há vários pontos positivos no livro, principalmente as conversas interiores do Archie com seu MI(Monólogo Interno), dei muitas gargalhadas, porque às vezes nós também temos essas conversas internas que geralmente não refletem no que falamos ao próximo e causam confusões em nossas vidas. Foi interessante ver suas inseguranças e receios através desses monólogos e perceber que às vezes nós mesmos puxamos nosso tapete e criamos confusões em nossas vidas desnecessárias, não é só com os adolescentes.
     O livro é excelente, as referências ao Senhor do Anéis e ao Homem Aranha, fizeram minha nerd interior imensamente feliz (amo muito os dois!!!! S2), como nerd me senti extremamente representada e como pessoa grata por ler. Ao chegar no fim do livro, lembrei da minha fase da adolescência, lembrei das vergonhas que passei, paixões e amigos que tive e percebi que temos muito mais em comum em nossas agonias, alegrias e medos.  

    "Bibliotecas são lugares maravilhosos. Algumas pessoas relatam uma enorme sensação de paz e bem-estar quando entram em igrejas: algo a ver com o silêncio, o espaço e provavelmente uma sensação de união com os outros iniciados. É isso que as bibliotecas são para os nerds, santuários onde podemos espreitar a salvo, sabendo que os únicos outros habitantes são companheiros adoradores. O silêncio engana, no entanto, pois se escutar com calma, pode ouvir os espíritos nerds cantando todos juntos seus anseios de ser Outra Coisa, ser como os heróis dos livros, conquistar os corações de heroínas coquetes, ferir poderosos inimigos. Ser qualquer coisa além de um Nerd. Mas em vez de serem lugares tristes ou abandonados, bibliotecas são os templos onde os nerds podem conquistar esses objetivos, suas almas planando em arrebatamentos de glórias impressas."

Sigam nossa página no Facebook: Jess e seus livros e no Instagram @jesseseuslivros, se caso você não tenha paciência em ler, mas adora ver vídeos, tem um mini vídeo resenha lá no Instagram!!!

Comentários