Resenha: O Efeito Rosie - Graeme Simsion


Título: O Efeito Rosie
Autor: Graeme Simsion
Volume: 2
Gênero: Romance
Avaliação: Muito bom (4 estrelas)
Editora: Editora Record
Páginas: 388
Sinopse:

    "Dez meses e dez dias após o seu casamento, encontramo-nos de novo com Don e Rosie, agora a viverem felizes em Nova Iorque. Mas Rosie está grávida e Don tem de se preparar para ser pai - o maior desafio da sua vida, anteriormente tão organizada. Para Don, cujo equilíbrio mental se baseia na planificação, a chegada de um filho é assustadora. Por outro lado, na sua atividade profissional, as surpresas multiplicam-se... Será Don, com o seu espírito científico, capaz de preservar a felicidade? Ou regressará ao seu anterior estilo de vida, arriscando-se a perder Rosie para sempre? O Efeito Rosie é a sequencia do inesquecível bestseller internacional O Projeto Rosie."

Resenha:


“Era incrível que duas pessoas tão diferentes formassem um casal bem-sucedido.” Pág. 12

    Para ser sincera, não sou adepta de ler eBooks, mas nos últimos tempos venho me arriscando cada vez mais e tive uma grata surpresa em conseguir ler a continuação do livro O Projeto Rosie. Lembro que quando li o primeiro volume, eu morri de rir e me identifiquei em muitos aspectos com o personagem Don, que claramente demonstra estar no espectro autista (Asperger), sim já tive umas atitudes bem sem noção e muitas vezes não fui bem interpretada em ações e sentimentos.

    No primeiro livro, O Projeto Rosie, percebemos o quanto Don vê o mundo diferente e como cientista geneticista tenta ver as coisas de forma literal, vemos seu projeto esposa ir para um caminho totalmente diferente ao conhecer Rosie e acabamos por torcer muito, para que os dois fiquem juntos.

    Já no segundo livro, O Efeito Rosie, vemos o casal casado e morando em Nova York e para grande surpresa de ambos Rosie está grávida! Se o projeto esposa já era uma confusão para o Don, imagina o Projeto Bebê??

“Havia duas reações possíveis diante daquela sobrecarga: a primeira era fazer uma programação mais esquematizada e alocar o tempo de modo eficiente, levando em consideração a relativa prioridade de cada tarefa e sua contribuição para atingir os objetivos principais. A segunda era abraçar o caos. A escolha certa era óbvia. Estava na hora de inciar o Projeto Bebê.” Pág. 91

    A escrita é leve, bem desenvolvida e engraçada, ao longo da leitura você sente total empatia pelo Don e para ser bem sincera fiquei decepcionada em alguns momentos com a Rosie, que nesse livro pensa mais nela e esquece que o Don tem suas necessidades e visões de mundo bem diferentes dela.

    Preciso ressaltar que em ambos os livros fica claro que o autor quer transmitir que ninguém é igual a ninguém, que todos tem problemas e visões diferentes, mas nem por isso os diferentes deixam de sentir, amar, ter insegurança e até mesmo não gostar de algo ou alguém.

Spoiler Alert!!!

    Deixo aqui meu total desprezo pela personagem Lydia (para mim ela é uma personagem odiosa e não possui empatia alguma, aliás quantas Lydias não existem no mundo né!?), mas ela é o motivo de toda a confusão de o Don achar que não será um bom pai ou até mesmo bom marido devido a ser diferente.

    O livro é maravilhoso, vale muito a pena a leitura, claro que que há alguns momentos em que a leitura se torna um pouco cansativa (por isso não é excelente), mas não deixa de ser importante falar do diferente e de seus sentimentos, de falar de uma forma tão curiosa sobre o espectro autista. Amei a duologia Projeto e O Efeito Rosie.

" Tenho certeza de que todo mundo é tão estranho quanto eu quando está sozinho."


Sigam no Facebook: Jess e seus livros e no Instagram @jesseseuslivros, se caso você não tenha paciência em ler, mas adora ver vídeos tem uma mini vídeo resenha lá no Instagram!!!

Comentários