Um debate mais velho que o tempo se abre novamente sobre nossas cabeças de leitores (sinceramente já deu esse negócio né 😒). Ler clássicos te faz um leitor melhor ou ler livros contemporâneos te faz ser modinha. Aff né galera, apenas
LEIA!!!!
Quando eu tinha um outro blog em 2014, já havia falado sobre e volto a esse assunto. Sigo milhares de páginas no Facebook, Instagram e até no Twitter e sempre esse debate assombra os conteúdos literários, sempre tem aquele: " Clássicos sempre são melhores", " Quem lê livros clichês não merece minha atenção", " Que biblioteca cheia de livros modinha" (eita arrogância que fala hein!!!). Em contrapartida os contemporâneos de plantão rebatem com o mesmo afinco e com o mesmo calor (mi mi mi né minha filha!). Eu pergunto: quem está ganhando com essa discussão?
NINGUÉM!!!
Fala sério galera, estamos na era da globalização, das informações cada vez mais rápidas e precisas, já é um grande milagre termos tantas páginas, blogs, sites e grupos que discutem livros. Ver que ainda possuímos tantos leitores, que amam os livros e se dedicam a propagar a paixão pela leitura e vocês ficam discutindo qual o melhor tipo de livro???
Sabe qual é o melhor? O melhor é aquele que te faz feliz, aquele que te tira de um dia ruim ou aquele que te faz rir, mesmo que esteja vivendo o seu melhor dia. Ler tem que ser por prazer, por alegria, por calmaria e paz, por agonia e medo, por empatia e por lutas. O melhor livro é o seu que está lendo no momento,ou aquele que leu muitos anos atrás ou que ainda está por vir.
Se o seu livro é melhor que o outro, meu amigo, você não aprendeu nada com que os livros de fato querem ensinar, com que os livros e a escrita fazem desde o descobrimento do papel e transcendem nossa própria compreensão dos fatos. Livros também são para diversão, para o conhecimento, para explorar nossos sentimentos profundos e nossos segredos obscuros, são ás vezes um pavio de pólvora que podem modificar o mundo e ás vezes o apagador de um incêndio que consumismo dentro de nós.
Essa vai para você que fica nas páginas a fora falando que sua leitura é melhor e blá blá blá, você não é melhor que ninguém alecrim dourado! Você é apenas mais um, que ainda vai viver muito, vai ler muito e depois PUF ! Tchau, Bye bye, hasta luego mi hermano, no máximo vão lembrar de você duas gerações e você será apenas um nome em um cemitério qualquer. Enquanto os livros, bom os livros clássicos se tornarão cada dia mais clássicos e inspiradores e os contemporâneos? Bom, os contemporâneos passarão a ser clássicos e inspiração para as próximas gerações, passarão a ter voz, porque os livros mesmo que parados em uma estante qualquer, em qualquer lugar do mundo faz barulho e uma hora meu amigo, atinge alguns que causarão revoluções extraordinárias!
Apenas leia, seja a bula de um remédio, um livro didático, um livro de ficção, um romance clichê ou um romance cheio de amor e sexo, porque o importante mesmo é ser quem você é. Você não é apenas aquilo que lê, você é aquilo que faz todos os dias, aqueles pequenos pedaços únicos que fazem de você ser você e a sua forma de como ama, chora, sente, expressa e até mesmo como vive. Os livros são apenas impulsionadores de nossos pensamentos e sentimentos que achamos que são exclusivos nossos, dos pensamentos e sentimentos dos que se já se foram ou dos que ainda estão aqui. Apenas digo a todos que amam ler:
APENAS LEIA !!!
Sigam nossa página no Facebook: Jess e seus livros e no Instagram @jesseseuslivros, se caso você não tenha paciência em ler, mas adora ver vídeos, tem um mini vídeo lá no Instagram!!!
Comentários
Postar um comentário