
Título: 21 Lições para o Século 21
Autor: Yuval Noah Harari
Gênero: Histórico/Reflexão/ Ciências Sociais
Avaliação: Excelente (5 estrelas)
Editora: Editora Companhia das Letras
Páginas: 432
Sinopse:
"Como podemos nos proteger de guerras nucleares, cataclismos ambientais e crises tecnológicas? O que fazer sobre a epidemia de fake news ou a ameaça do terrorismo? O que devemos ensinar aos nossos filhos?
Em Sapiens, Yuval Noah Harari mostrou de onde viemos; em Homo Deus, para onde vamos. 21 lições para o século 21 explora o presente e nos conduz por uma fascinante jornada pelos assuntos prementes da atualidade.
Seu novo livro trata sobre o desafio de manter o foco coletivo e individual em face a mudanças frequentes e desconcertantes. Seríamos ainda capazes de entender o mundo que criamos?"
Resenha:
Falar de um livro como esse, chega a ser complicado, são tantas abordagens e tantas visões que dão nó na cabeça. No entanto, Harari nos surpreende com suas narrativas e visões dos fatos.
Enquanto em Sapiens, vemos a história da humanidade e de sua evolução, em Homo Deus sua visão sobre o Sapiens no futuro, nesse livro todo o contexto atual da humanidade e como podemos seriamente prejudicar nosso futuro.
Em cada uma das 21 lições, ele traz reflexões e acredite que ás vezes o tapa na cara é grande.
Gostaria de chamar a atenção para as lições 7 e 20, onde respectivamente o capítulo 6 fala sobre o nacionalismo e o porquê de no mundo todo estar crescente esse idealismo novamente e o capítulo 20, sobre o sentido, onde faz grandes reflexões sobre nós, a sociedade e como às vezes algumas coisas não fazem sentido.
Uma frase que me chamou a atenção foi: "Não subestime a estupidez humana", que fica claro que podemos ter fé não haver mais guerra, desigualdade, preconceitos, no entanto a história diz ao contrário que é possível sim, voltarmos a fazer tudo de novo.
Para alguns, talvez, Harari seja um pouco pessimista sobre como as coisas podem acontecer, no entanto esse livro foi publicado em 2018, antes da pandemia, o que nessa perspectiva muito do que falou nesse livro ocorreu no hoje, em 2021.
Não é uma escrita pesada ou de difícil compreensão, pelo contrário bem dinâmico e muito claro que quer ser dito. Harari novamente conseguiu prender minha atenção e amei a leitura. Deveríamos ter mais Harari's no mundo, com pensamento crítico e histórico. Todo mundo deveria ler, pelo menos um de seus livros!
Sigam nossa página no Facebook: Jess e seus livros e no Instagram @jesseseuslivros, se caso você não tenha paciência em ler, mas adora ver vídeos, tem um mini vídeo lá no Instagram!!!
Comentários
Postar um comentário