Resenha: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo - Benjamin Alire Sáenz

 



Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do UniversoAutor: Benjamin Alire Sáenz
Gênero: Romance /Drama
Avaliação: Excelente (5 estrelas)
Editora: Editora Seguinte
Páginas: 392
Sinopse:

    "Em um verão tedioso, os jovens Aristóteles e Dante são unidos pelo acaso e, embora sejam completamente diferentes um do outro, iniciam uma amizade especial, do tipo que muda a vida das pessoas e dura para sempre. E é através dessa amizade que Ari e Dante vão descobrir mais sobre si mesmos - e sobre o tipo de pessoa que querem ser.Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão.
    Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo."

Resenha:

         Da série peguei um livro aleatório só para passar tempo e me apaixonei pela história.

"Era isso que fazia com tudo: guardava para mim."

      Sabe aquelas histórias que te pegam de surpresa e você fica pensando sobre seus sentimentos, seus medos e seus anseios, sobre nossas escolhas. Esse é exatamente o livro!

"Há certas palavras que nunca aprenderei a escrever."

         São dois personagens opostos, enquanto Ari (Aristóteles) é reservado e tem seu próprio mundinho, Dante é falante, artista e quer mais do que qualquer coisa ser ele mesmo, mas são jovens que tem medos e receios, tem seus próprios questionamentos e famílias compreensivas, o que para mim foi muito positivo.

" É que o amor sempre foi pesado. Algo que eu precisava carregar."

     No começo, talvez, você irá achar o livro um tanto monótono e até chatinho, mas conforme a história se desenvolve você já está apegado em todos eles e quer entender eles e a si mesmo.


   Ari foi um dos personagens mais profundos e interessantes que eu li, seus questionamentos são coerentes com a idade ao passo que também refletem nas nossas questões pessoais enquanto adulto, por outro lado temos Dante, a vivacidade e alegria em forma de personagem, mas que esconde inseguranças e medos, que quer ser aceito como é em toda sua intensidade, e todos não queremos o mesmo? Ser aceito como somos, sendo intensos ou fechados, só queremos ser quem somos.

"Fiquei sabendo que poemas são como pessoas. Algumas pessoas você entende de primeira. Outras você simplesmente não entende... e nunca entenderá."
    
     Benjamin Alire Sáenz nos entrega um livro profundo e cheio de amor, ao passo que vamos entendendo o universo dos dois, aprendemos muito mais sobre empatia, reciprocidade, atenção e muito mais sobre as várias formas de amor. O livro é muito bem escrito e você termina querendo mais deles, querendo mais amor afinal. Já tem uma continuação escrita, que não foi traduzida ainda no Brasil, mas que espero que saia logo, “Aristotle and Dante Dive into the Waters of the World”. Eu amei muitooooo a leitura e espero que você também!

"Outro segredo do Universo: às vezes , a dor era como uma tempestade que vinha do nada. A mais clara manhã de verão podia acabar em temporal. Podia acabar em raios e trovões."

Sigam nossa página no Facebook: Jess e seus livros e no Instagram @jesseseuslivros, se caso você não tenha paciência em ler, mas adora ver vídeos, tem um mini vídeo  lá no Instagram!!!

Comentários