Resenha: O herói dos tabuleiros - Ricardo Criez


Título: O herói dos tabuleiros
Autor: Ricardo Criez
Gênero: Aventura
Avaliação: Muito Bom (4 estrelas)
Editora: Editora FTD
Páginas: 192
Sinopse:


   "O Herói dos tabuleiros traz a história de um enxadrista brasileiro que se torna campeão mundial. O texto é ficcional, mas tem ingredientes reais, como citação da política internacional e de personagens do mundo do xadrez.
    Na história, Zeca prepara-se para disputar o título mundial contra o russo Oleg Storvov. Certo dia, Zeca recebe um telefonema: um espião americano oferece-lhe ajuda para derrotar o russo; em troca, Zeca deveria fazer uma declaração de apoio aos Estados Unidos. E agora, qual será a decisão de Zeca?
    O livro tem os principais lances do jogo ilustrados. O jovem leitor não precisa saber jogar para acompanhar a trama; ao contrário, com a leitura, poderá se sentir estimulado a aprender a jogar xadrez."

Resenha:

    Da série, trabalho em um colégio e existem uns livros perdidos na biblioteca que são maravilhosos! Esse livro conseguiu me surpreender de tantas formas positivas que não tem nem como descrever, mentira tem sim kkk

"Percebi que a vida era na verdade uma brincadeira, ninguém poderia realmente ganhar se alguém perdesse."

    O herói dos tabuleiros é um livro gostoso e de fácil compreensão, mesmo para aqueles que não entendem xadrez. Zeca é um personagem cativante e de uma moral, meus amigos leitores, que nesse nosso país está raro de ver kkk. 

" É a  poesia dos movimentos que repetem a vida foi eternizada"

     Zeca é um jovem brasileiro enxadrista que irá competir pelo título mundial contra o russo Oleg Storvov, o problema é que a história não fica nessa batalha enxadrista, mas temos mistério, pois a história se passa no tempo em que a Guerra Fria estava no auge e a disputa entre os dois enxadristas se torna capitalismo contra socialismo e fica uma loucura!

" Nunca é uma palavra muito forte, definitiva, para sempre. O mundo dá muitas voltas, a gente acaba se encontrando..."

    O livro é uma viagem incrível que passa por lugares maravilhosos como a Rússia e a Argentina, muito rico em fatos, mesmo que seja poucas páginas é possível ter a percepção de como aquela época foi tensa em muitos aspectos, ao passo que você pode se apaixonar pelo xadrez e querer aprender sobre esse jogo maravilhoso (eu amo xadrez e fiz até curso para aprender a jogar!).

"Conquistas são importantes, quanto mais difíceis, mais saborosas se tornam, mais forças a gente adquire para ultrapassar novos desafios que virão..." 

    Ricardo Criez, um autor brasileiro (ehhhh), escreveu um livro didático quase, sobre o xadrez e sobre alguns fatos importantes da nossa história mundial. A leitura é leve e de fácil compreensão, o livro é muito bonito e com citações a cada começo de capitulo, uma pena ser um livro tão escondido. Claro, que nem tudo são flores, o livro em alguns momentos poderia explicar melhor certas situações e em outras é até repetitivo, mas nem por isso perde o brilho ao tentar nos mostrar a importância do jogo e das interações humanas.



Sigam nossa página no Facebook: Jess e seus livros e no Instagram @jesseseuslivros, se caso você não tenha paciência em ler, mas adora ver vídeos, tem um mini vídeo  lá no Instagram!!!

Comentários