Resenha: Clube do Livro dos Homens - Lyssa Kay Adams


Título: Clube do Livro dos Homens
Autor: Lyssa Kay Adams
Série: Clube do Livro dos Homens vol. 1
Editora: Editora Arqueiro
Páginas: 320
Ano: 2021
Gênero: Fantasia/Romance/ Literatura Estrangeira
Avaliação: 5 estrelas 
Sinopse: 

 "Gavin Scott é um astro do beisebol, devotado ao esporte. No auge de sua carreira, ele descobre um segredo humilhante: a esposa, Thea, sempre fingiu ter prazer na cama. Magoado, Gavin para de falar com ela e acaba piorando o relacionamento, que já vinha se deteriorando. Quando Thea pede o divórcio, ele percebe que o orgulho e o medo podem fazê-lo perder tudo. Desesperado, Gavin encontra ajuda onde menos espera: um clube secreto de romances, composto por alguns dos seus colegas de time. Para salvar seu casamento, eles recorrem à leitura de uma sensual trama de época, Cortejando a condessa. Só que vai ser preciso muito mais do que palavras floreadas e gestos grandiosos para que Gavin recupere a confiança da esposa." 

Resenha: 

    A premissa desse livro é maravilhosa, poucas vezes fui surpreendida pela história de um romance clichê como fui por esse. Normalmente os romances são escritos nas perspectivas de mulheres apaixonadas ou que vão cair de amores por alguém, mas nesse, temos um homem querendo reconquistar sua esposa, após perceber que seu casamento vai encaminhar para um fim.

“- (...) E, com isso, destruímos relacionamentos, porque nos convencemos de que é difícil demais entender nossas parceiras. Mas o problema na verdade somos nós. Achamos que não devemos sentir coisas, chorar e nos expressar... E esperamos que as mulheres façam todo o trabalho emocional. Daí, quando elas desistem, ficamos sem entender por quê.” pág. 38

    Gavin Scott é um astro do beisebol, rico, bonito, famoso, bom pai e marido apaixonado, era nisso que acreditava até que um belo dia as coisas que ele pensava que estavam todas certas, não chegava próximo do real. Ele descobre que sua esposa nunca sentiu prazer de verdade com ele e em um momento de masculinidade ferida age estupidamente e Thea, sua esposa, pede o divórcio.
    Na outra ponta, temos Thea, esposa de Gavin, mãe dedicada e esposa fiel, cansada de mentir para si mesma, que apesar de amar suas filhas e marido, quer mais para si, ser apenas a esposa de jogador de beisebol é cansativo e quer realizar sonhos e desejos pessoais e profissionais que possuía antes de conhecer Gavin.

“- Olha, cara, eu também achava que eles estavam zoando com a minha cara. Levei um mês só para olhar para os livros que eles me deram. Mas estou dizendo, aliás, todos nós estamos dizendo, que podemos ajudar. O clube do livro não é só sobre livros.
Malcolm assentiu com ar solene.
- É uma irmandade, cara.
- É um estilo de vida – completou um sujeito, uma das autoridades da cidade.
Mack passou o braço pelo ombro de Wilson.
- Uma jornada emocional, até.” pág. 40

    Os amigos de Gavin percebendo que ele está no fundo do poço, lhes oferecem um caminho não muito tradicional para ajudar a recuperar seu casamento e reconquistar tudo aquilo que lhe era mais importante, ai que está a grande sacada do livro: o clube de leitura de romance exclusivamente de homens. Isso mesmo, um clube de leitura onde os homens leem livros de romance, a principio Gavin acha que tudo aquilo não passa de uma brincadeira de mau gosto de seus amigos até que percebe que a coisa é bem série entre eles, com um certo receio se entrega de cabeça a tudo aquilo.
    Nesse contexto, vamos conhecendo aos poucos a história do casal, entendendo que às vezes apenas o amor não é o suficiente para se construir bons relacionamentos, que muitas vezes precisa haver sacrifício, ousadia e conhecer a si mesmo e o outro.

“- Mas estamos falando da vida real, a minha vida. Não de um livro.
- Os princípios são os mesmos – retrucou Malcolm. – Por isso que a ficção afeta tanto as pessoas. Porque fala verdades universais.” pág. 101

   Apesar de parecer algo improvável, a autora nos entrega um livro sobre um relacionamento super real, que possui falhas, medos, acertos, desejos e expectativas e que precisa urgentemente se encontrar.
    Lyssa nos mostra que há muito preconceito no meio masculino sobre esse tipo de livro, mas que muitas vezes representa o que as mulheres gostariam de viver ou pelo menos gostariam de ser tratadas, claro que não deixa de ser inusitado um homem conquistar uma mulher lendo um livro de romance, mas conforme o livro vai evoluindo, vemos que há críticas ali, sobre masculinidade, relacionamentos e amizades.
    As personagens femininas são boas, mas o clube se destaca e percebemos que os homens tem tantos medos e inseguranças quantos as mulheres, que querem não apenas ser melhores parceiros na cama, mas na vida em um modo geral.
    O livro possui uma dinâmica jovial, rápida, cômica e alguns momentos dramáticos na dose certa, um romance bem escrito que nos entrega de tudo um pouco e traz boas reflexões. É uma série de 4 livros, espero com todo coração conhecer os outros livros! Recomendo muito a leitura!

Sigam nossa página no Facebook: Jess e seus livros e no Instagram @jesseseuslivros, se caso você não tenha paciência em ler resenhas, mas adora ver vídeos, tem um mini vídeo lá no Instagram!!!

Comentários